Começou a Férias Cup. Confira os resultados da primeira rodada da competição
O que esperar do Batatais na Bezinha? Confira tudo sobre a preparação do Fantasma para o Campeonato
Vai começar a temporada de 2022 para o Batatais Futebol Clube, pelo menos dentro das quatro linhas, pois fora delas a temporada já teve inicio desde o começo do ano com a mudança na direção do Clube com a posse da nova diretoria e o inicio de contratações de atletas e comissão técnica e preparos para a temporada, onde neste ano, após o descenso da A3 em 2021, o Fantasma da Mogiana irá disputar o Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, a ‘Bezinha’.
O principal objetivo do Clube é claro tentar voltar a elite do futebol Paulista, para a Série A3 em 2023, mas a missão não será nada fácil, já que na Bezinha sobem apenas duas equipes para a Série A3, justamente os dois finalistas da competição, que contará com 36 equipes, e para subir, assim como fez em 2008, o Fantasma terá de fazer uma grande competição e chegar até a grande decisão do Campeonato. É isso, ou não terá acesso.
Mas como chega o Clube para a estréia deste domingo (24), no Campeonato? Como foi a preparação? O que pensam o Técnico e o presidente do Clube? Tudo isso o A7 Esportes traz para vocês nesta matéria:
– Pré-temporada:
O Batatais teve atraso no inicio dos seus trabalho de pré-temporada e inicio de preparação para o Campeonato, talves até pela transição e mudança de diretoria. O Clube só se apresentou e deu inicio oficial nos treinamentos no final de março e teve até aqui cerca de um mês de preparação para a Bezinha. O que preocupa é que o Clube foi o último de seu Grupo a se apresentar e iniciar as preparações, então, pode ser que o Fantasma sinta mais o inicio de competição que seus adversários nestas primeiras rodadas.
Com o atraso no inicio de preparação, o Batatais sequer conseguiu realizar um jogo amistoso e preparatório para a competição, diferente de seus rivais. A equipe fez somente jogo treino contra a equipe do Sub-17, que disputa atualmente o Campeonato Paulista da categoria.
Muitos atletas que iniciaram os trabalhos vieram para fazer testes para ser avaliados pela comissão, e muito deles já não estão mais no clube. Em contrapartida, com o pouco tempo para se preparar uma equipe, a Comissão, comandada por Ednam desde o inicio, que veio como Coordenador de Futebol do Clube (e hoje é técnico), pediu e trouxe atletas para compor o elenco que já estavam em atividades, como muitos atletas que vieram da disputa da Copa Alagoas no Nordeste. Seis deles foram atletas escolhidos a dedo por Ednam, da confiança do técnico e que trabalharam juntos com o comandante, e já vem com um bom condicionamento físico para o inicio do campeonato, como o caso do Meia, Wagner, que recebeu elogios do Técnico, “Acima da média demais”, então deve ser um dos bons jogadores em que prestaremos atenção nesta equipe.
Ainda sobre o grupo, o Batatais conta hoje com 24 atletas em seu elenco em que disputarão o Paulista Sub-23 e tentarão a classificação para a segunda fase e tentar saltos maiores na competição, mas, para a estréia, segundo o comandante, seis atletas ficaram de fora da inscrição e desfalcarão o Fantasma, mas já entrarão aptos para a segunda rodada.
– Assessoria de Imprensa:
Mais uma vez o Clube esta sem uma Assessoria de Imprensa implantada, mesmo tendo uma Sala própria para a Assessoria na Sede do estádio. O que isso implica? Dificulta no intermédio da comunicação e noticias direta do Clube com seu torcedor, que muito se perguntou quem são os atletas, como estavam os treinos, quem era o técnico, essas e outras tantas perguntas. Somente os veículos de comunicação do município levam as noticias do Clube ao seu torcedor. O Batatais é também o único time dentro de seu grupo que não possui uma Assessoria de Imprensa, ao menos com uma página no Instagram, hoje rede de comunicação mais usada pelas equipes. Até se cogitou a contratação de um profissional, mas nada foi feito e até o dia desta noticia e o Clube segue sem uma página oficial de noticias. Diferente de suas categorias de base, por exemplo, como o Sub-11, 13, 15 e 17, que possuem paginas oficiais.
– Técnico:
O Batatais anunciou, no dia 29 de março, o português, Luis Miguel Gouveia como seu treinador para a Bezinha. O português mal chegou e já abandonou o clube menos de uma semana depois, deixando o Batatais sem treinador. O motivo, segundo Luis Miguel, foram pessoais, mas também com propostas de equipes do Nordeste, onde ele tem longa bagagem.
Sem contratar um técnico, a diretoria apostou em Ednam, que veio como coordenador de futebol, mas tem também uma longa bagagem como treinador no futebol e um bom intendimento. Ednam aceitou a propostas e assumiu o Clube dias depois e comandou o Batatais nesta pré-temporada. O elenco inclusive foi montado pelo comandante, que acredita na equipe e na classificação, mas com pés no chão.
– Boas ações da Diretoria:
Temos que ressaltar uma promessa de campanha da Chapa de Riginaldo Barbo, que se eleito, as portas do Estádio Dr. Oswaldo Scatena estariam sempre abertas ao torcedor, e de fato estão. Outro bom acerto da diretoria foi a implantação de uma loja física com produtos do Batatais, que ficará, e já esta sendo construída, na parte externa do estádio do Clube. A marca Junpe, será a fornecedora esportiva do Batatais e irá disponibilizar, em breve todo os produtos oficiais do Fantasma na Loja. A loja deve ficar pronta até o final de Maio já com a nova camisa do Clube a venda.
Outro bom acerto foi a realização de uma Ação Entre Amigos realizada pela nova direção, que sorteará no próximo mês uma premiação em dinheiro aos torcedores que compraram números e colaboraram para ajudar na Ação do Clube, que realizou a Ação para quitar um debito antigo da conta de Energia deixado pela antiga diretoria. O débito já foi pago.
– Depoimento do técnico Ednam sobre a pré-temporada, sobre o difícil grupo, sobre assumir o Batatais e a competição:
“Estamos com pouco tempo de trabalho. Sempre falo para os atletas que não existe milagre no futebol, então vamos sofrer um pouco nos dois primeiros jogos. Acho que essa equipe vai começar a engrenar, pegar o esquema tático e técnico mais no terceiro jogo em diante. O tempo não é viável, não tem como você montar um time com 15, 20 dias e dar conjunto a essa equipe, então, qual foi a melhor maneira de dar conjunto? Foi trazer alguns atletas que já estavam jogando juntos e que já chegaram em forma, que vieram da Copa Alagoas, pois em 15 dias você não consegue por um atleta em forma fisicamente. Metade do Elenco praticamente foi indicação minha, e isso ajuda muito. Estou tentando fazer o melhor possível dentro do que tenho no elenco“
“Eu acredito que nosso grupo é o mais difícil da Bezinha, em relação a nome, camisa, a tradição pesa muito e todas essas equipes tem tradição, estiveram em A2 e A3. Vamos tentar montar um time leve, compacto. Nosso objetivo é passar da primeira fase, acho que passando, ai teremos uma esperança no campeonato. Um campeonato com 36 equipes e que sobem somente dois times, subir é conseqüência, mas a conseqüência também é um bom trabalho, o principio de um bom trabalho é a gente usar o fator da primeira fase. Temos um bom fator que é um campo muito grande, e se a gente tiver um time rápido, que é o que estou querendo montar, vai ser difícil jogar contra a gente aqui. E pelos meus cálculos, acredito que com 5 vitórias a gente consegue se classificar em segundo lugar pelo menos, esse é o primeiro objetivo, depois vamos construindo o resto”
“Então, a minha conversa com a diretoria, porque na verdade eu vim como coordenador de futebol. Eles acharam por bem me por como treinador, até porque eu estava vindo em atividade, aceitei o desafio, pois também é algo que gosto de fazer, mas minha conversa para essa aceitação é um trabalho de médio prazo. Não adianta um treinador achar que vai chegar aqui no Batatais e ser imediatista, achar que vai vencer vários jogos com um trabalho curto. Acho que temos chances de se classificar, principalmente usando o fator campo, temos que tentar matar todo mundo aqui dentro e buscar pontos fora. Sou muito realista e pé no chão, fui jogador, eu sei o que tenho dentro de campo, eu sei que nos dois primeiros jogos vamos sofrer bastante até organizar bem essa equipe para a competição, pois é um trabalho que começou a curto prazo”, disse Ednam.
– Depoimento do Presidente do Clube, Reginaldo Barbo:
“A expectativa é a melhor possível. Não é segredo para ninguém que estamos passando umas turbulências, que passamos desde que assumimos, e ainda tem muita coisa a ser resolvida, mas o torcedor pode ficar tranqüilo. E tomara que aquele ditado funcione pra gente ‘Antes tarde do que nunca’, e, ‘Os últimos serão os primeiros’. Fomos os últimos a começar os treinamentos mas, quem sabe os últimos não serão os primeiros. Estou muito confiante no time, é o que da pra fazermos no momento. Não adianta iludirmos o torcedor em dizer que faremos um mega time, um campeonato. Estamos com os pés no chão e seguiremos assim e tratando o Clube da melhor maneira possível, diferente do que foi nos últimos anos. O time esta bem empolgado. Muitos jogadores que trouxemos são atletas que estavam em outras competições jogando, então virão preparados. Contamos com a torcida. O verdadeiro torcedor a gente conta com eles para nos apoiar, para nos ajudar, e a gente esta fazendo a nossa meta e o melhor possível para o Batatais”.
“Sobre o técnico, nossa diretoria tem um critério a ser seguido e não queremos passar por tudo que temos passado nos últimos anos. Então, antes mudarmos no inicio do que persistirmos e errarmos lá na frente”, frisou Reginaldo.
O Batatais esta no Grupo 3 ao lado de: Francana, Grêmio São-Carlense, São Carlos, Taquaritinga e XV de Jaú. O Clube realizou treinos em dois períodos nesta sexta-feira, e realizará apenas um rachão neste sábado, último antes da estréia, na parte da manhã no estádio do Scatenão. O treino será aberto ao torcedor. O Fantasma faz estréia na cidade de São Carlos neste domingo (24), diante da equipe do São Carlense, as 10 horas da manhã (de Brasília). Sua estréia em casa será na segunda rodada, diante do XV de Jaú, as 15 horas. Confira todos os jogos do Clube nesta primeria fase:
- Rodada 1 – 24/04 (domingo): Grêmio São-Carlense x Batatais (15h00)
- Rodada 2 – 01/05 (domingo): Batatais x XV de Jaú (15h00)
- Rodada 3 – 08/05 (domingo) Taquaritinga x Batatais (15h00)
- Rodada 4 – 15/05 (domingo): Batatais x Francana (15h00)
- Rodada 5 – 22/05 (domingo): São Carlos x Batatais (15h00)
- Rodada 6 (Returno) – 28/05 (domingo): Batatais x Grêmio São-Carlense (15h00)
- Rodada 7 – 03/06 (sexta): XV de Jaú x Batatais (20h00)
- Rodada 8 – 12/06 (domingo): Batatais x Taquaritinga (15h00)
- Rodada 9 – 19/06 (domingo): Francana x Batatais (15h00)
- Rodada 10 – (Última rodada) – 25/06 (sábado): Batatais x São Carlos (15h00)