Começou a Férias Cup. Confira os resultados da primeira rodada da competição
Seleção Brasileira de Basquete voltará a jogar na cidade de Franca após três décadas
A Seleção Brasileira de Basquete masculina segue na busca pela vaga para a Copa do Mundo de Basquete de 2023 e terá no mês de fevereiro sua próxima janela pelas Eliminatórias Sul-americanas para o Mundial. Janela esta que será a primeira em que a seleção jogará no Brasil, já que as duas primeiras partidas foram fora de casa. E o palco é nada mais nada menos do que a Capital do Basquete nacional. A CBB (Comissão Brasileira de Basketball), confirmou no inicio desta semana que as duas próximas partidas das Eliminatórias serão disputadas na cidade de Franca, no interior paulista.
Nesta janela, o Brasil enfrentará o Uruguai, no dia 25 de fevereiro (sexta), e a Colômbia, no dia 28 (segunda), em jogos que serão disputados no tradicional Ginásio do Pedrocão, que atualmente tem capacidade para cerca de 5 mil torcedores.
A seleção voltará a disputar partidas no Pedrocão depois de 30 anos, já que a última vez que a seleção brasileira se apresentou no Ginásio foi na década de 1980, quando a equipe enfrentou um combinado da cidade que tinha jogadores como Fransergio, Robertão e Hélio Rubens, ídolo da seleção e do basquete nacional.
“Para nós é uma satisfação voltar à cidade de Franca com a Seleção Brasileira. Uma cidade que respira basquete, que tem uma história gigantesca na modalidade e casa de ídolos que temos como Hélio Rubens, Toto, Fransergio, Fausto, Chuí, entre outros grandes nomes. E que eu tive a honra de defender como jogador, na década de 80, atuando em um Sul-Americano, quando fomos vice-campeões, ao lado de Robertão, Hélio Rubens, Fausto, Guerrinha. Temos certeza que será uma festa para o basquete brasileiro, com o Pedrocão lotado nas duas partidas”, afirmou Guy Peixoto, presidente da CBB.
Esta será uma grande oportunidade para os amantes de Basquete pela região, tanto de Ribeirão Preto quanto da própria região Francana, de poder ver de perto uma partida oficial da Seleção que há anos não jogava no interior paulista, já que tirando a cidade de Franca, o Basquete fica muito distante da região, já que é pouco popular por aqui.
Ainda à duvidas em relação a quantidade de público, em relação a pandemia, mas no anuncio oficial feito pela própria CBB, a entidade afirmou que terá torcida e que pretende ter o Pedrocão lotado em ambas as partidas da Seleção, e ressalta ainda que as informações sobre preço e compra de ingressos serão feitas em breve.
“É um evento importantíssimo para a cidade e para o basquete brasileiro. Traz a Seleção Brasileira para a Capital do Basquete. Cria um link com a torcida e isso também injeta nos jogadores um sentimento de brasilidade, de pátria, e oferece ao público de Franca a oportunidade de ver a elite do basquete brasileiro jogando in loco, na cidade, em um ginásio que é sagrado para o basquete, o Pedrocão. É um orgulho para a cidade receber a nossa seleção brasileira”, disse Lula Ferreira, Supervisor do Franca.
Atualmente o técnico da equipe do Sesi Franca, Helinho Garcia é auxiliar do técnico Gustavo de Conti (técnico da Seleção), e na primeira janela, três atletas do Franca estiveram presentes representando a Seleção: Georginho de Paula (armador), Lucas Dias (Ala-pivô) e, Lucas Mariano (Pivô), e todos tiveram destaque nas partidas.
O Brasil venceu suas duas primeiras partidas na primeira janela das Eliminatórias, ambas contra o Chile (fora de casa), e é líder do seu grupo com 100% de aproveitamento. A seleção esta no grupo B com Chile, Colômbia e Uruguai, onde todos se enfrentam em dois turnos, os três primeiras avançam para a segunda fase. Depois, de 16 seleções, restarão 12, que jogarão em mais três janelas ao todo, terminando apenas em fevereiro e 2023. Argentina, Bahamas, Brasil, Canada, Chile, Colômbia, Cuba, Republica Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Uruguai, Ilhas Virgens, Estados Unidos e Venezuela jogam por sete vagas na Copa do Mundo, que será disputada nas Filipinas, Japão e Indonésia.