Começou a Férias Cup. Confira os resultados da primeira rodada da competição
Gustavinho de Conti é o novo técnico da Seleção Brasileira de Basquete
Agora é oficial, Gustavo de Conti, o ‘Gustavinho’, de 41 anos, técnico multi-campeão no basquete nacional, e atual comandante do Flamengo e o nome mais pedido pela imprensa para assumir o cargo, foi oficialmente anunciado pela CBB (Comissão Brasileira de Basquete), nesta segunda-feira (20), para assumir Seleção brasileira masculina de basquete neste ciclo Olímpico de Paris 2024, para tentar levar a seleção novamente para As Olimpíadas. Gustavinho chega para substituir o trabalho do croata, Aleksandar Petrovic, que comandou a seleção nos últimos 4 anos.
Com a confirmação de Gustavinho, a seleção volta a ter um técnico brasileiro depois de 13 anos. O último havia sido Lula Ferreira, que comandou o Brasil até 2008. Após sua saída o Brasil teve três técnicos estrangeiros: Moncho Monsalve (Espanha), Ruben Magnano (Argentina) e, Aleksandar Petrovic (Croácia).
“Gostaria de agradecer a confiança por parte da CBB, agradecer ao Flamengo pela liberação, pelo entendimento deste momento importante do basquete brasileiro, é importante que todos ajudem, que todos estejam juntos. Treinar a seleção brasileira é a realização de um sonho. Desde o momento que decidi ser treinador eu pensava e sonhava em primeiro lugar, como sonho máximo, poder chegar um dia como treinador principal da seleção brasileira, e esse dia chegou. É uma responsabilidade muito grande. Nosso basquete tem uma história muito grande“
“Acho que os desafios são muitos, desde a preocupação com as categorias de base, não só da seleção, mas do nosso país como um todo, o desenvolvimento dos jogadores mais novos, sou oriundo das categorias de base, então sou muito preocupado com isso. Acho que é ai que veremos o crescimento do basquete brasileiro e da seleção, conseqüentemente, de uma maneira mais solida”, disse Gustavinho em sua apresentação oficial.
Nome mais pedido pela imprensa nos últimos tempos, o técnico Gustavo de Conti é tricampeão nacional, por Paulistano (2017/18) e Flamengo (2018/19 e 2020/21), campeão da última Champions League Américas pelo Rubro-Negro, além de campeão paulista em 2017 pelo Paulistano, bicampeão da Copa Super 8 (2018 e 2020/21) e tricampeão carioca com o Flamengo em 2018, 2019 e 2020. Foi eleito o melhor técnico do país nos anos de 2014, 2017, 2018 e 2021.
“Gustavo é o grande técnico da geração de treinadores brasileiros e chegou a hora de termos um técnico do nosso país dirigindo à Seleção novamente. Os títulos conquistados pelo De Conti nos últimos anos falam por si só, mas o respeito dos atletas, de toda a comunidade do basquete e todo o nosso estudo antes de realizar essa escolha nos deixa tranquilos e confiantes que Gustavo fará um grande trabalho na Seleção Brasileira. Desejo toda a sorte do mundo para ele nessa missão”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Gustavinho estréia pelo comando da Seleção já em novembro pela estréia das Eliminatórias, onde o Brasil bucará sua vaga para a próxima Copa do Mundo. O Brasil faz dois jogos contra o Chile, nos dias 26 e 27 (horários e locais ainda a serem definidos). A competição irá classificar sete seleções do continente para a Copa do Mundo de 2023. Posteriormente, na própria Copa do Mundo, duas seleções das Américas avançam direto para Paris 2024 (as duas de melhor campanha). As demais melhores ranqueadas jogam o Pré-Olímpico.