Em busca da vaga a Tóquio, seleção estréia pelo Pré-Olímpico. Confira a tabela completa dos jogos

Chegou o dia! Após cerca de 20 dias se preparando com um longo período de treinamentos e mais dois amistosos (ambos com vitórias diante da Polônia), as seleção brasileira masculina de Basquete estréia nesta terça (29), diante da seleção da Tunísia pelo Pré-Olímpico de Basquete, torneio que será disputado em Split, na Croácia, e dará vaga para as Olimpíadas para o campeão. Esta será a última chance da seleção brasileira de ingressar aos Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem inicio no dia 22 de julho. O Brasil joga daqui a pouco, as 15 horas (de Brasília), e o duelo tem transmissão ao vivo pelo SporTV que transmite toda competição.
O Brasil está no Grupo B ao lado da Croácia (donos da casa), e da Tunísia, adversário de logo menos. Para conseguir a vaga, o Brasil terá de ficar entre os dois melhores do grupo para avançar as Semifinais. Na próxima fase, os dois melhores do Grupo B se cruzam com os do Grupo A, que tem Alemanha, Russia e México. As duas equipes vencedoras farão a final no domingo, dia 4, onde o campeão conseguira a vaga para as Olimpíadas.
“Fizemos o último treino tático e posso dizer que estou muito contente com todos os jogadores, como estamos na quadra. Nos acostumamos a jogar nesse ginásio aqui em Split. Respeitamos a Tunísia por duas coisas. Jogadores com qualidade, um ex-jogador da NBA. E respeitamos o Pré-Olímpico, onde cada jogo é muito importante. E o Brasil quer e pode brigar pela vaga olímpica. Precisamos ganhar o primeiro jogo para ganhar também confiança, nos classificar para as semifinais e ir em busca do nosso objetivo“, disse o técnico da seleção, Aleksandar Petrovic.

A última vez em que a seleção precisou disputar o Pré-Olímpico para ir aos Jogos, o Brasil se saiu bem e foi campeão, em 2011 diante da Republica Dominicana, onde venceu os então donos da casa, e sem as estrelas da NBA, como Nenê e Leandrinho (naquela ocasião), e assim como hoje que não terá Raulzinho, que pediu dispensa. Naquela oportunidade, o Brasil havia se classificado para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e voltado a disputar uma Olimpíada depois de 16 anos, e desde lá participou de todos os Jogos Olímpicos. Marcelinho Huertas e Alex Garcia são os remanescentes daquela equipe.
Brasil e Tunísia se enfrentaram apenas uma vez, e foi na Copa do Mundo de 2010, quando a seleção amarelinha venceu o duelo (80 a 65). No último treino tático da seleção, o técnico Petrovic repassou todas a parte defensiva e ofensiva do Brasil, focando no estudo da Tunísia. Uma vitória deixa a Seleção praticamente classificada para as semifinais.
“Estamos preparados. Foram muitos treinos. Tempo bom para se preparar para esse campeonato. Estamos prontos para uma boa campanha e temos uma boa chance de nos classificarmos. Vamos dar o nosso máximo, o grupo está focado e pronto para dar o seu melhor. Estou muito feliz de estar aqui, me sinto pronto para um campeonato como o Pré-Olímpico e buscar essa chance de disputar uma Olimpíada. Vestir a camisa da Seleção me deixa cada dia mais feliz e vamos com tudo“, frisou o Ala-pivô, Bruno Caboclo.
Após o duelo desta terça (29), o Brasil já entra em quadra amanhã, quarta-feira (30), para encarar os donos da casa e a partida mais difícil, diante da Croácia, ex-equipe comandada por Petrovic. A partida será no mesmo horário, as 15 horas e também com transmissão do SporTV.
Confira toda a tabela do Pré-Olímpico pela seleção:

- Terça, 29:
- Tunísia x Brasil (15h00)
- Quarta, 30:
- Brasil x Croácia (15h00)
- Quinta, 01 de julho, folga da seleção.
- Sexta, 2 de julho, folga geral.
- Sábado, 3 de julho, Semifinais:
- Jogo 1 (09h30)
- Jogo 2 (13h00)
- Domingo, 4 de julho:
- Final (14h30)
Nosso portal e nossa página do A7 Esportes no Instagram e a página Manual do Basquete Ruim, farão a cobertura total da seleção no Pré-Olímpico e trarão todas as informações e os resultados. Fiquem ligados.