CBB se pronuncia após pedidos de dispensas da seleção por Raulzinho e Marquinhos

 CBB se pronuncia após pedidos de dispensas da seleção por Raulzinho e Marquinhos

A seleção brasileira de basquete masculino foi pega de surpresa na sexta-feira (4), onde recebeu mais duas e importantes baixas para a equipe para o período de preparação e disputa do Pré-Olímpico de basquete, onde a seleção buscará a vaga Olímpica em Split, na Croácia. O armador, Raulzinho Neto, do Washington Wizards, da NBA e o ala experiente, Marquinhos, do Flamengo, comunicaram a CBB (Comissão Brasileira de Basquete), sobre o pedido de dispensas para não jogar a competição.

O Ala, de 37 anos, que acaba de ser campeão pelo NBB 21 com a equipe Rubro-Negra, e se tornou o maior campeão da competição, com seis conquistas, anunciou na tarde desta sexta sua aposentadoria com a camisa da seleção. Marquinhos anunciou com um comunicado em suas redes sociais e afirmando que tomou a decisão com muita dificuldade, agradeceu por tudo pela seleção e afirmou também que o primeiro a saber sobre sua decisão foi o Coach da seleção, Aleksandar Petrovic.

Foram anos vestindo a amarelinha, tendo a honra e o privilégio de representar nosso país nas principais competições internacionais e me aposento da seleção com o sentimento de que sempre me doei ao máximo para representar o Brasil da melhor forma… sei que nossa seleção estará muito bem representada e tem tudo para conquistar essa vaga olímpica. Sempre estarei na torcida O meu muito obrigado, seleção!“, afirmou o ídolo da seleção em seu comunicado.

Comunicado da aposentadoria da seleção de Marquinhos. Imagen de reprodução em seu Instagram.

Já o armador Raulzinho, não se pronunciou e apenas comunicou a CBB sobre seu pedido de dispensa para não disputar a competição. Segundo o armador, o pedido veio por motivos pessoais. Raulzinho era peça importantíssima na equipe e era o mais cotado para ser o armador titular da seleção, principalmente pela sua ótima temporada pela equipe dos Wizards, na NBA, onde Raul é titular da equipe e foi até a primeira rodada dos Playoffs com o Washington, que foi eliminado recentemente pelo Sixers (4 a 1).

Com isso, a seleção já soma 4 baixas, desde a pré convocação de Petrovic, com os 25 nomes iniciais. Nesta semana, o técnico anunciou seus 17 convocados (https://a7esportes.com.br/selecao-brasileira-e-convocada-para-a-disputa-do-pre-olimpico/), que irão se preparar para o Pré-Olímpico, na Polônia, onde no final da preparação, o comandante da seleção teria ainda que fazer mais cinco cortes, dos 17 nomes que havia convocado, mas com certeza Marquinhos e Raul estariam na lista final. Além dos dois, a seleção já havia perdido os alas, Didi Louzada, e Gui Santos, que pediram dispensas por compromissos visando a NBA. A CBB anunciou que não haverá substitutos para ambos, e viajará para a Polônia com os 15 atletas da convocação final.

  • Pronunciamento da CBB:

Após as novas baixas, a CBB se pronunciou através dos comandantes da seleção. Petrovic chegou até a postar em seu Twitter, na tarde de sexta, comemorando o fato de não ter tido novas baixas, até ali, desde que anunciou seus convocados. O comandante chegou até mesmo a viajar por duas oportunidades aos EUA onde teve contato com Raulzinho. Após os pedidos de dispensas, o técnico lamentou. “Para mim, foi uma decepção quando jovens pediram dispensa para não jogar na Seleção. Agora, não sei as razões de Raulzinho e Marquinhos. Posso entender a aposentadoria do Marquinhos após tantos anos jogando na Seleção, mas penso que neste momento não vou chorar por nada, vou me concentrar com os jogadores que vão se apresentar para os treinos e vamos trabalhar firme para conseguir essa vaga olímpica“, afirmou Petrovic.

Quem também comentou sobre o ocorrido foi o Diretor Técnico da seleção, Diego Jeleilate. “Recebemos os pedidos de dispensa dos atletas Raul Neto e Marcus Vinicius Sousa. Cada um tem seus motivos e os respeito, mas não posso deixar de lamentar profundamente a ausência de dois grandes jogadores. A meu ver, o basquete brasileiro estaria bem mais próximo da vaga nos Jogos Olímpicos com a presença de ambos na seleção. A cinco dias da viagem, após cumprida uma série de protocolos, incluindo a vacinação dos jogadores, uma notícia como essa nos pega de surpresa e é difícil de assimilar. Tenho certeza, entretanto, de que os atletas que toparam o desafio vão representar a nossa seleção com muita entrega e dedicação. Encaminharemos os pedidos de dispensa para o Comitê Olímpico e à FIBA e torço para que não tenhamos novos casos. Pedido de dispensa e algo particular e um direito do jogador, mas gostaríamos muito que atletas e agentes tivessem atitudes mais assertivas e de colaboração ao trabalho“, disse o diretor.

  • Opinião: Mancada TOTAL de nosso armador, Raulzinho, que com certeza viria na posição 1 ou 2 como titular e como nosso principal jogador e nos ajudaria demais neste dificílimo Pré-Olímpico, já que ele é hoje o melhor jogador brasileiro na atualidade até pela ótima temporada que fez na NBA. Ele sabe do peso que teria pra seleção e de sua importância, que pela primeira vez seria titular. E mesmo assim se negou a jogar por motivos dele (temos que respeitar, mas não concordar). Petrovic viajou por duas vezes à NBA para falar com ele, e não teria o convocado se ele não tivesse manifestado interesse. Com certeza ele deu aval ao Coach, e agora o deixou na mão. Mancada. Sobre Marquinhos, foi uma decisão dele de se aposentar, mas temos é que aplaudi-lo, pois sempre defendeu nossa camisa e honrou a seleção nas competições. Claro que na minha opinião daria, sim, para ele segurar mais uns dois meses e nos ajudar em Split e em Tóquio (caso consigamos a vaga), mas a decisão foi dele. A CBB erra em não levar ao menos um substituto, e principalmente um nome que não deveria estar de fora dessa lista, que é o Scott Machado, que vem de ótimas temporadas no basquete australiano, e daria um bom volume de jogo a seleção. Teremos que jogar como em 2010, quando jogamos muito e nos classificamos no Pré-Olímpico sem os astros da NBA para os Jogos de Londres.

A seleção viaja para a Polônia no próximo dia 9 de junho para se preparar para a competição, que tem inicio no dia 29 de junho e vai até o dia 4 de julho. A seleção terá pela frente em seu grupo a Tunísia e Croácia. Boa sorte a nossa seleção.

Apoio: Marca de Roupas Anthropic

Post relacionado