Brasil sediará a Copa América de Basquete em 2022

 Brasil sediará a Copa América de Basquete em 2022

Depois de 37 anos o Brasil será sede novamente da principal competição das Américas do Basquetebol, isso porque a AmériCup 2022, maior evento de seleções de basquete das Américas, será disputada em solo Brasileiro. A confirmação da Federação Internacional de Basquete (FIBA) aconteceu na terça-feira (10 ) de agosto, dias após o fim da Olimpíada de Tóquio 2020. A competição terá inicio em setembro do ano que vem e a vinda da competição para o Brasil é uma parceria entre a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e a Holding de marketing esportivo do jogador da Seleção Brasileira de futebol e do São Paulo, Daniel Alves, que acaba de conquistar a medalha de ouro com o Brasil em Tóquio 2020.

A AMERICUP acontecerá em quatro cidades brasileiras e neste momento a organização está na etapa de validação e vistoria das candidatas. O torneio terá a participação de 12 seleções do continente, todos classificados através de eliminatórias que terminaram em fevereiro deste ano. As seleções são essas: Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, Uruguai, Panamá, Ilhas Virgens e Colômbia.

A vinda da AMERICUP para o Brasil reforça o trabalho da CBB para o ciclo olímpico de Paris 2024, quando o basquete buscará a classificação para retornar aos Jogos, e também para o crescimento da modalidade. O país não recebe a Copa América desde 1984, quando ficou com o título em cima de Porto Rico, em São Paulo. A última conquista do torneio veio em 2009, justamente quando Porto Rico recebeu a competição.

‘Receber a AMERICUP no Brasil após tanto tempo, e com Seleções fortes e tradicionais como Argentina, Estados Unidos e Canadá, é uma oportunidade única. É a chance de termos jogos de alto nível, de movimentar a modalidade e os fãs no país e também de reforçar nosso trabalho no ciclo de Paris 2024, quando vamos buscar novamente a vaga olímpica. O basquete brasileiro tem uma história vencedora e sabemos da nossa responsabilidade no resgate disso”, citou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Sigam a página: Manual do Basquete Ruim, no instagram clicando na imagem e fique por dentro de tudo que rola no mundo do Basquete

A competição marcara o inicio total de um novo ciclo no basquete brasileiro, sem os veteranos Alex Garcia, Marquinhos, ambos aposentados da seleção e bem provável sem Marcelinho Huertas, durante muito tempo capitão e armador titular da seleção, e Anderson Varejão, últimos remanescentes da geração de ouro do basquete brasileiro neste século. Mas o Brasil vem forte com uma nova geração que vem crescendo nos últimos anos, além dos mais experientes, Benite e Rafa Luz, tem jogadores mais jovens que ainda iniciam seus passos na seleção como, Georginho, Yago, Gui Santos, Didi, Bruno Caboclo e Caio Pacheco. Por enquanto Aleksandar Petrovik segue no comando da seleção.

Os Estados Unidos são os maiores vencedores da Copa América cm 7 conquistas, seguidos pelo Brasil, com 4 títulos. A última conquista brasileira foi há doze anos, quando venceu a competição em 2009 diante de Porto Rico, terceiro maior vencedor com 3 títulos.

Fonte: Acessoria CBB e FIBA Américas.

Apoio: InvestExpert, clique na imagem e fique por dentro de tudo que rola no muno do Trade.

Post relacionado