Terra Roxa (Ouro) e F.I.S.A. (Prata), são os Campeões da 5° Copa TV Educadora de Futsal 2024
Terminou a péssima campanha do Batatais F.C. na Segunda Divisão do Paulista
Queríamos falar nesta matéria que o termino da competição era uma triste noticia, já que o torcedor não verá mais o Batatais Futebol Clube em ação nesta temporada pelo profissional, mas, com a campanha que foi feita dentro de campo, podemos dizer que o termino é um alivio para o fanático torcedor que tanto sofreu vendo a melancólica campanha da equipe no Paulista Sub-23 Segunda Divisão.
Na tarde de sábado (25), pela 10° e última rodada da Bezinha, o Fantasma foi mais uma vez superado na competição, agora pelo São Carlos, pelo placar de 2 a 1 e fechou a competição sem nenhuma vitória e na última colocação de sua Chave, o Grupo 3.
Na partida disputada no estádio do Scatenão, sob olhares de 31 torcedores, o Batatais saiu atrás do marcador, como em todos os jogos da competição. O São Carlos abriu o placar aos 36 minutos da primeira etapa com João Braga. Cerca de dez minutos depois, nos minutos finais do 1° tempo, o Fantasma chegou ao empate com gol de Neres. Na segunda etapa, até parecia que o Fantasma se despediria diante de seu torcedor ao menos com mais um pontinho e sem derrota, mas ao 35 minutos, Pedro Filó fez contra decretando a vitória ao rival e a nona derrota do Batatais na Bezinha.
Com isso o Clube termina na 6° e última colocação do Grupo 3 na competição com apenas 3.3% de aproveitamento. Em 10 jogos o Batatais teve incríveis 9 derrotas e apenas um empate (conquistado na quinta rodada diante do São Carlos, por 2 a 2), terminando com apenas 1 ponto somado, e sem nenhuma vitoria na competição. E das 9 derrotas, 4 delas foram por goleadas.
Teve ainda a pior defesa do Grupo, com 29 gols sofridos, o pior saldo, com menos 22 negativo, e só não foi o pior ataque do Grupo que a equipe do São Carlos, que terminou com 6 gols contra 7 de Fantasma. E destes 6 gols marcados pela equipe, 4 deles foram contra a defesa do Batatais, a pior do Grupo, ou seja, mais da maioria de seus gols feitos.
Se falarmos de vitórias no campeonato, além do Fantasma, somente Santacruzense, União São João e Atlético Mogi terminaram sem nenhuma vitória na competição. Até mesmo o Ecus, que perdeu pontos, conseguiu sua vitória, na última rodada.
Nem mesmo nas campanhas dos dois descensos do Batatais, em 2018 para a Série A3 e, em 2021 para a Bezinha, o Clube terminou sem nenhuma derrota.
Em 2018, no descenso da Série A2 para a A3, o Batatais teve, em 15 jogos, 2 vitórias, 4 empates e 9 derrotas, e terminou a campanha na última colocação com 10 pontos. No Rebaixamento da Série A3 para a Bezinha, no ano passado, o Fantasma teve em 15 jogos, 1 vitória, 6 empates e 8 derrotas, terminando na penúltima colocação com 9 pontos. Mostrando o declínio nas competições este ano o Clube terminou com apenas 1 pontinho.
O Batatais esta ha mais de 1 anos sem vencer no futebol profissional, já que sua última vitória foi no dia 27 de abriu de 2021, diante do Nacional em casa, pelo placar de 4 a 2. Desde então o Clube já soma 21 partidas oficiais sem vitórias, com 4 empates e 17 derrotas, com exatos um ano e dois meses sem nenhum triunfo. Triste situação.
No geral da competição, de 36 equipes, o Batatais terminou na 34° colocação, à frente apenas de União São João (35°) e Atlético Mogi (36°), e atrás, mas empatado com Ecus (32°), e Santacruzense (33°), todos com 1 ponto somado. Se houvesse descenso, como chegou a ser cogitado, e caíssem 4 equipes, o Batatais estaria novamente rebaixado de divisão.
Três técnicos na competição, em apenas dez jogos, última equipe de seu grupo e uma das últimas na competição a dar inicio na sua pré-temporada, e problemas extra campo que a nova diretoria vem enfrentando desde que assumiu o clube, que teve drásticos erros de gestões passadas, estes são alguns dos fatores que podem resumir esta campanha ruim da equipe na Bezinha de 2022. Vale ressaltar que o Presidente do Clube, Reginaldo Barbo cogitou em não disputar a competição neste primeiro ano da nova gestão para organizar a casa, em declaração dada ao nosso Portal assim que assumiu o Clube em janeiro deste ano.
Agora o Clube terá apenas atividades nas categorias de base, com o Sub-11 e Sub-13 disputando o Campeonato Paulista das categorias, e uma equipe Sub-20, que deve representar Batatais nos Jogos Regionais, no comando de Guilherme Francisco que comandou o Sub-15 e Sub-17 no Paulista deste ano, mas a equipe não disputará o Paulista da categoria. No profissional as atividades devem mesmo voltar apenas em 2023.
O momento agora para a nova gestão é usar o hiato e longo período para organizar o Clube, fora de campo, fazer um bom planejamento para que na próxima temporada o Batatais possa voltar com bom planejamento para se fazer uma campanha digna de seu tamanha e para seu torcedor, que tanto ama e acompanha o Clube de coração, e brigar por uma vaga para voltar as divisões de elite do Futebol Paulista, de onde nunca deveria ter saído.