Análise da estréia com derrota do Batatais pela Bezinha 2025
Seleção fecha janela das Eliminatórias com melhor campanha da história e quebra o silêncio sobre Copa América

A seleção brasileira fechou esta janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo com 100% de aproveitamento, após as vitórias nas rodadas 7 e 8 (já que a quinta e sexta foram suspensas), mantendo sua invencibilidade. Na noite de terça, o Brasil venceu o Paraguai por 2 a 0 no Defensores Del Chato, e chegou aos 18 pontos ganhos, sendo todos que disputou até aqui. O Brasil fecha esta janela com mais duas vitórias, pois já havia vencido o Equador na sexta (4), também por 2 a 0, e mantém sua invencibilidade nas Eliminatórias.
Na partida de ontem o Brasil venceu com gols de Neymar e Paqueta, e não foi uma vitória qualquer. O Brasil quebrou um tabu de 35 anos sem vitória contra os paraguaios na casa do adversário. E com a vitória de ontem, a seleção mantém um tabu contra o Paraguai com sete jogos sem derrotas.

Com primeiro gol na partida de ontem, que ajudou no triunfo da seleção, Neymar chegou ao total de 11 gols em Eliminatórias, e igualou nada menos que Zico e Romário, e se tornou o maior artilheiro da seleção em Eliminatórias.
Outro bom retrospecto da seleção é em relação a sua invencibilidade. Com a vitória de ontem, o Brasil chegou a 6 vitórias nas seis primeiras partidas vencendo todos os duelos até aqui. Com isso, o Brasil iguala a campanha de 1970 e tem seu melhor inicio de campanha nas Eliminatórias da sua história. Com 18 pontos somados, a seleção lidera as Eliminatórias de forma isolada, e já vai se garantindo para a próxima Copa. Geralmente, com 27 pontos uma seleção praticamente se garanto na Copa. O Brasil soma 18 pontos até aqui, e precisaria de mais três vitórias para alcançar os 27 pontos, ou seja, mais 3 vitórias na Eliminatórias, que ainda tem 12 rodadas em disputa. Confira a classificação:

Mas nem tudo é luz no momento da seleção. Após a decisão da transferência da Copa América para o Brasil, uma série de polêmicas envolveu a comissão técnica e os jogadores com a CBF. O presidente, Rogério Caboclo foi afastado do cargo, e rumores de uma saída ou demissão de Tite diminuíram, e os jogadores enfim quebraram o silêncio e se manifestaram sobre a competição, já que havia também rumores de que o grupo poderia se negar à jogar a competição sul-americana. Os atletas só se manifestariam após o duelo de ontem contra o Paraguai, e após o confronto, Marquinhos deu entrevista afirmando que “nunca se negaram a jogar a competição“, mas que sim, houve conflitos com a CBF e criticaram a maneira como a Conmebol articulou a competição, que ele afirmou que o grupo jogará, mas são contra a realização do evento.
- Confira a Carta de Manifestação dos Jogadores:
“Quando nasce um brasileiro, nasce um torcedor. E para os mais de 200 milhões de torcedores escrevemos essa carta para expor nossa opinião quanto a realização da Copa América. Somos um grupo coeso, porém com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil.
Todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização. É importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política. Somos conscientes da importância da nossa posição, acompanhamos o que é veiculado pela mídia mídia estamos presentes nas redes sociais. Nos manifestamos, também, para evitar que mais notícias falsas envolvendo nossos nomes circulem à revelia dos fatos verdadeiros.
Por fim, lembramos que somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à Seleção Brasileira.”
Foto de Capa / LUCAS FIGUEIREDO.