Confira os jogos, horários e locais da 1° rodada das Séries Ouro e Prata pela Liga
Brasil atropela Croácia, vence as duas pelo Pré-Olímpico e se classifica em primeiro para as semifinais

Após bater à Tunísia pela estréia, a seleção Brasileira bateu hoje os donos da casa, a Croácia, e novamente por uma grande diferença no placar, 94 à 67, uma diferença de 27 pontos, pelo Pré-Olímpico de Basquete Masculino, torneio que dará vaga ao campeão para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil fez novamente um grande jogo coletivo, usando bem a rotação e não permitindo as temidas bolas de três pontos de Bogdanovic, principal astro da equipe croata. Já pelo outro lado, choveu bolas de três novamente pela seleção, com Hett e Caboclo, que desde o inicio da partida esteve a frente do placar e com um bom jogo coletivo, soube controlar o resultado e abriu vantagem no período final, para assegurar sua segunda vitória pelo Grupo B e fechar sua participação na primeira fase invicta.
O técnico Aleksandar Petrovic, que é ex-comandante da seleção croata, usou uma de suas estratégias contra o adversário e entrou com um quinteto diferente da primeira partida, com: Georginho (que não jogou na estréia), Rafa Luz, Léo Meindl, Bruno Caboclo e Hettsheimeir. O Ala-pivô, Caboclo foi o único quem iniciou no quinteto que saiu jogando na estréia diante da Tunísia. A estratégia era não mostrar todas as armas contra o adversário, que pode ser um futuro adversário da seleção em uma eventual final, já que os croatas vem como os favoritos da competição, além de boa equipe, por estarem também jogando em casa.
E a estratégia funcionou muito bem, tanto com a equipe inicial, quanto na rotação, em mais um espetáculo de jogo coletivo brasileiro em Split. A seleção venceu em todos os períodos, sendo 25 a 20 no primeiro quarto, 20 a 14, no segundo período, 26 a 21, no terceiro e 23 a 12 no quarto. Os grandes destaques da partida foram, Hettsheimeir, com 20 pontos, cestinha da partida. Bruno Caboclo fez 17 pontos e liderou a equipe em rebotes, com 8, Léo Meindl, 14 pontos e 3 rebotes e Varjão com 11 pontos foram outros destaques. O armador Marcelinho Huertas, vindo do banco liderou a seleção em assistências, com 8 passes e ainda fez 6 pontos, e Rafa Luz também foi destaque com 10 pontos e 3 assistências. Somente Lucas Mariano não entrou em quadra na partida.

“Construímos nossa vitória através da defesa. Defendemos e pudemos atacar bem, mas foi só um jogo, uma vitória. Importante, sobre um time forte, mas que não decide nossa vida. É seguir trabalhando. Faltam dois jogos”, disse o pivô Hettsheimeir, destaque da partida.
A seleção já havia conquistado um ótimo resultado na estréia da competição, ao bater a Tunísia, por 83 à 57, tendo Vitor Benite como o principal destaque com 15 pontos, Yago, com 6 pontos e 8 assistências e Varejão, com 9 pontos e 8 rebotes. Na estréia, Petrovic saiu com o quinteto inicial com: Marcelinho Huertas, Benite, Alex Garcia, B. Caboclo e Lucas Mariano.
Com a nova vitória o Brasil fecha a primeira fase com duas vitórias nas duas partidas disputadas, se garante nas Semifinais do Pré-Olímpico e como primeiro colocado do Grupo B. Foram um total de 177 pontos feitos e 124 sofridos, com uma boa diferença de 53 pontos, afirmando seu ponto forte nesta primeira fase de Pré-Olímpico, a defesa e bom jogo coletivo.

Agora a seleção está à apenas duas vitórias das Olimpíadas, mas uma derrota agora causaria a eliminação, por tanto a vitória agora é mais importante do que nunca.
A seleção descansa na rodada de amanhã, última da primeira fase, enquanto os donos da casa, a Croácia enfrenta a Tunísia pela segunda vaga no grupo. O Brasil terá ainda a sexta-feira (2), para descansar e se preparar, já que no dia será folga total da competição. O Brasil volta a quadra no sábado quando será disputada as Semifinais da competição para definir os finalistas. A seleção brasileira espera por México, Alemanha ou Russia, do Grupo A. Somente o campeão da competição garante a vaga para Tóquio. A grande final será disputada no domingo, dia 4, as 14h30 no horário de Brasília e com transmissão ao vivo do SporTV.