Veni, vidi, Vici! O Sesi Franca é o grande campeão do NBB 2021/22

 Veni, vidi, Vici! O Sesi Franca é o grande campeão do NBB 2021/22

Maio de 2011, um garoto apaixonado pelo esporte entrou no Templo do Basquetebol Brasileiro pela primeira vez pra assistir um jogo do Franca Basquete, terceira partida dos playoffs semifinais, o adversário era o Flamengo. Parecia mágico, a vibração da torcida a cada cesta, aquela atmosfera incrível. Em quadra, a varrida se confirmou. 3 a 0 na série, rumo a final pra enfrentar o badalado Brasília.

Infelizmente o título não veio naquela temporada, mas o trabalho era bom e parecia que seria apenas questão de tempo até que chegasse a nossa hora, bom, não foi bem assim…

As dificuldades financeiras foram ficando cada vez mais gritantes, o elenco começou a enfraquecer e as chances de título diminuindo. O gigante adormecido, que não faturava um título nacional desde 1999, um estadual desde 2008 ficava cada vez mais no limbo. E tudo ficou mais agravante quando em 2014, tudo indicava que o caminho mais natural seria o encerramento das atividades. Cenário no qual passou gigantes do nosso basquete como Sírio, Monte Líbano entre outros, clubes que hoje vivem apenas na memória de quem ama o esporte.

Mas o Franca não podia ter esse fim, porque era a identidade de uma gente, o orgulho de uma cidade cujo o basquete é o seu solo, o solo de quem calça o Brasil. E foi essa gente que não deixou o basquetebol morrer na cidade, afinal de contas, não morreu, nem morrerá essa chama no peito dos francanos que têm o Franca Basquete como sua paixão. E da própria cidade emergiu a salvação das finanças, uma empresa onde “Vem ser feliz” foi o seu slogan por anos, foi a principal responsável por não deixar a felicidade dos francanos se acabar e provou que gestão ganha jogo.

O projeto de gestão trouxe aliados que acreditaram no projeto e logo o time voltou a brigar nas cabeças. Um amargo vice campeonato estadual em 2017 era um indico de que os tempos estavam mudando, no entanto parecia que nunca chegaria nossa hora, eu queria ver o meu primeiro título, até porque nos anteriores que já tinham quase uma década eu não acompanhava direito.

E finalmente voltamos a levantar taças em 2018, e não paramos mais; 3 títulos estaduais, 1 Liga Sul Americana e 1 Copa Super 8. Mas faltava algo mais, um título de maior expressão, em especial o NBB, pois mesmo sendo os maiores campeões nacionais, ainda não tínhamos levantado o caneco nessa competição. O NBB temporada após temporada virava uma obsessão, ainda mais depois de perder em casa no quinto jogo pro Flamengo em 2019.

E talvez por isso, o adversário não poderia ter sido outro, o local não poderia ter sido outro. Exatamente 2 anos e 1 dia depois, no mesmo Pedrocão o Franca Basquete se sagrou campeão do Novo Basquete Brasil.
Esse é um relato de um torcedor que viveu intensamente o Franca Basquete nesses últimos 11 anos, e uma das histórias mais lindas de redenção que só o esporte é capaz de proporcional.

Esse título não é de apenas um time, mas é de uma cidade de 400 mil habitantes. Muito mais que um vício, muito mais que amor, aqui é FRANCA BASQUETE, O CAMPEÃO DO NBB 2021/22!

Por: Gabriel Maciel.

Sesi Franca Basquete, campeão do Novo Basquete Brasil 2021/2022.

Apoio: Maxximus Bet. Clique na imagem e aposte agora mesmo no mais novo site de apostas da região.

Post relacionado