São Paulo x Palmeiras: curiosidades da final, datas e horários da decisão paulista

 São Paulo x Palmeiras: curiosidades da final, datas e horários da decisão paulista

A FPF (Federação Paulista de Futebol), definiu nesta segunda-feira (17), as datas e horários da grande decisão do Campeonato Paulista de 2021, que será disputada entre o São Paulo, de Hernan Crespo e, Palmeiras de Abel Ferrera, ambos técnicos estrangeiros. A Federação definiu as decisões para quinta (20), e domingo (23), que diferente das quartas e semifinal, a final será disputada em duas partidas, em ida e volta. O tricolor decidirá em casa por ter tido melhor campanha, enquanto o Verdão joga o primeiro duelo em casa.

A Federação definiu o Allianz Parque e Morumbi como ambos os palcos que receberão as decisões paulista deste ano. A finais acontecerão a noite e a tarde, sendo primeiro duelo para a noite na quinta, as 22 horas e, para as 16 horas na segunda partida, no domingo, ambas no horário de Brasília.

Finais:

  • Quinta (20/05) Palmeias x São Paulo, 22 horas, no Allianz Parque
  • Domingo (23/05) São Paulo x Palmeiras, 16 horas, no Morumbi
  • Destaques da final:

São Paulo e Palmeiras voltam a se enfrentar em uma decisão de Campeonato Paulista depois de 29 anos. As equipes decidiram a competição pela última vez no Paulistão de 1992, quando deu Tricolor. Naquele ano a equipe, que era comandada por Tele Santana, venceu as duas partidas, ficando com o bi-campeonato. No jogo de ida o tricolor venceu por 4 a 2, com gols de Rai, que fez um Hat-Trick naquela decisão e, Cafu. No confronto de volta, deu tricolor novamente, após volar do Japão com o titulo Mundial sobre o Barcelona. A segunda vitória foi por 2 a 1, com gols de Müller e Toninho Cerezo, em pleno Morumbi que estava cheio com 110 mil pessoas assistindo a decisão.

Em toda história do Paulistão, Palmeiras e São Paulo fizeram apenas uma final direta, em 1992, mas em outras oportunidades os clubes decidiram o título em partidas de última rodada em campeonatos de pontos corridos. Nessas decisões, o Palmeiras levou a melhor em 1942, 1950 e 1972, enquanto o São Paulo foi vencedor em 1943 e em 1972. Já em mata-matas e partidas decisivas em torneios de pontos corridos, Palmeiras e São Paulo já se enfrentaram 21 vezes, com grande vantagem tricolor por 15 a 6. Porém em finais, a vantagem é do Verdão, com 4 a 3.

O Tricolor tem apenas a vantagem de decidir em casa, por ter feito a melhor campanha no Paulista. Se persistir pelo empate na decisão, o duelo será decidido nas Penalidades máximas. O São Paulo tentará voltar a conquistar a competição pela 22° vez e se igualar ao Santos (já que dentre os grande o tricolor é o que menos títulos tem), e depois de dezesseis anos, quando venceu pela última vez em 2005, quando o campeonato ainda era decidido em pontos corridos. Desde a volta das finais, em 2007, o Tricolor foi o único dos grandes que não foi campeão. Já o Verdão tentará seu bi-campeonato, já que é o atual campeão, e tentará chegar ao seu 24° titulo de Paulista.

Apoio; Anthropic

Post relacionado