Copa TV Educadora de Futsal tem abertura em noite com muitos gols
Hugo Calderano é eliminado mas faz história no Tênis de Mesa em Tóquio
O brasileiro Hugo Calderano (25), acabou sendo derrotado de virada para o alemão Dimitrij Ovtcharov e está eliminado da chave de simples do Tênis de Mesa das Olimpíadas de Tóquio. Hugo sofreu a derrota por 4 a 2 (parciais de 7/11, 5/11, 11/8, 11/7, 11/8 e 11/2). Cabeça de chave número 4 da competição, o brasileiro chegou a abrir 2 sets a 0 e parciais de 8/4 e 7 a 1, o que rendeu memes nas redes sociais contra o alemão no terceiro set, mas acabou levando a virada.
Constante, agressivo e concentrado, Hugo Calderano não deu chances para o alemão nas duas primeiras parciais e início da terceira. Ali, o alemão fez uma sequência de sete pontos seguidos, e virou um set de 4-8 para 11-8. O jogo tomou uma outra forma a partir de então e Dmitrij passou a dominar os embates, vencendo três parciais consecutivas.
“Difícil descrever. Muita dor perder um jogo assim em uma Olimpíada. Tive bastante oportunidade, então, é difícil assimilar. Depois, vou ter de pensar com a cabeça fria, mas tenho certeza que vou voltar mais forte. Essa experiência só vai me fortalecer e vou continuar lutando“, disse o brasileiro em entrevista após o jogo ao SporTV.
“Ele começou a jogar melhor e eu não consegui manter o mesmo nível que joguei nos dois primeiros sets, infelizmente. E em um jogo desse nível, o mais importante é manter essa regularidade até o final e não consegui fazer isso hoje. Me esforcei bastante para voltar, depois que acabei perdendo o terceiro set. Depois, liderando o quinto… Mas não foi desta vez“, completou Hugo.
O alemão vem sendo uma pedra no sapato do brasileiro. Antes deste duelo nas Olimpíadas, os dois já haviam se encontrado por tre~s oportunidades, todas vencidas por Ovtcharov. O primeiro triunfo foi na primeira rodada do Aberto do Qatar 2014. A segunda foi pela fase de grupos da Champions League 2016/17 e na semifinal do Aberto da República Tcheca 2019.
Hugo Calderano segue em Tóquio para a disputa da competição por equipes. A partir de domingo, ao lado de Gustavo Tsuboi e Victor Ishiy joga a competição na qual o país é cabeça-de-chave número 6. A estreia é contra a Sérvia.
- Campanha histórica:
Mas nem tudo e para se lamentar. Hugo Calderano fez história nos Jogos Olímiícos de Tóquio ao avançar até as Quartas de fina e ficar à apenas um triunfo de brigar por um pódio. Ele foi o primeiro brasileiro a chegar na fase Quartas de Final em Olimpíadas e, inclusive, o primeiro atleta do Tênis de Mesa masculino Larino-americano a chegar até esta fase nos Jogos. Antes de Tóquio, o Brasil havia chegado somente até as Oitavas de final. O primeiro a alcançar esta marca foi Hugo Hoyama, nos Jogos de Atlanta em 1996. Posteriormente, ele foi igualado pelo próprio Calderano nos Jogos do Rio em 2016 e agora em Tóquio (Gustavo Tsuboi, também em Tóquio, também avançou as Oitavas), mas, em toda a história brasileira e na América do sul, somente Hugo chegou ate as Quartas de final e caiu com bravura. O brasileiro, atual campeão Pan-americano, tem apenas 25 anos, só vem crescendo na modalidade, é hoje o número 6 no mundo na modalidade, e com certeza ainda dará muitas conquistas ao Brasil no Tênis de Mesa. Paris é logo ali Hugo