SEMEL fará Seletiva para formação da equipe Masculina de Futsal de 2025
Começa hoje no Brasil a ‘AmériCup 2022’, confira tudo sobre a seleção, os jogos e a competição
Chegou o dia, começa hoje em solo brasileiro as disputas da AmériCup 2022, a Copa América de Basquete FIBA, que será disputada de hoje (2), até o dia 11 de setembro e terá a capital Recife como sede. A competição volta a ser disputada no Brasil depois de 38 anos, quando foi realizada no país pela última vez em 1987, justamente quando teve a Seleção brasileira como a campeã, e o Brasil tentará repetir o feito na competição novamente, e sua trajetória tem inicio na noite desta sexta (2).
O Brasil faz sua estréia na noite de hoje diante do Canadá, em um jogo que promete ser muito equilibrado entre as duas mais fortes equipes do Grupo A. Além do Canadá, o Brasil tem em seu grupo: Uruguai e Colômbia (que fizeram o jogo de abertura da competição agora à pouco, com vitória colombiana, 70 à 64).
O duelo será realizado no Ginásio Geraldão, palco dos jogos pela competição, a partir das 20h10 (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do SporTV 2, que transmitirá toda a competição e os jogos da seleção brasileira.
- A competição:
A Copa América, que será realizada até o dia 11 (domingo), tem três Grupos, A (Brasil, Canadá, Colômbia e Uruguai), B (Argentina, Ilhas Virgens, Porto Rico e Rep. Dominicana) e C (Estados Unidos, México, Panamá e Venezuela).
No formato da AmeriCup, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as Quartas de Final, além dos dois melhores terceiros. Após a classificação da primeira fase, as equipes serão divididas pelas suas campanhas de 1° a 8°, fazendo o chaveamento de; 1 x 8, 2 x 7, 3 x 6 e 4 x 5. Em seguida se dará as fases finais, com a Semifinal, Disputa de 3° lugar e a grande Final. A competição dá vaga também aos 8 melhores para o Jogos Pan-Americanos do próximo ano.
Atuais campeões, na edição de 2019, os Estados Unidos é o maior vencedor da competição com 7 conquistas, em seguida vem o Brasil com 4 títulos. A última conquista da Seleção foi em 2009, na edição de Porto Rico, justamente em cima dos donos da casa. Marcelinho Huertas é o único remancente daquela equipe que tinha ainda Leandrinho, Anderson Varejão, Alex, M. Machado e cita. Dois anos depois, em 2013 na Edição na Argentina, o Brasil foi vice-campeão perdendo para os anfitriões, que tem 2 títulos.
- Seleção Brasileira:
O Brasil não vive um bom momento e chega pressionado na competição. Vindo de três derrotas seguidas nas Eliminatórias para a Copa, depois de ter feito uma das melhores campanhas na primeira fase, o Brasil perdeu seus dois jogos na primeira janela da segunda fase, sendo a primeira vez que a equipe sofre duas derrotas seguidas e perde dentro de casa (México), desde o inicio do comando do técnico Gustavinho. Mas ainda assim o Brasil, como carrega os resultados da primeira fase, segue na zona de classificação, estando ainda em 2° lugar em seu grupo F nas Eliminatórias.
Mas agora é virada de chave, é Copa América, e a equipe volta os holofotes para a competição, e conta com sua forte tradição na competição, já que o Brasil é uma potencia nas Américas, conta também com o fator casa e a torcida a favor e também a importante volta do ala/armador Vitor Benite, que não jogou na janela das Eliminatórias, onde esteve recuperando a forma física nas últimas semanas, sendo poupado por conta de uma inflamação no pé direito.
Gustavinho ainda definiu os 12 atletas que disputarão a competição, dispensando o Ala/pivô, Gabriel Jaú e o armador Scott Machado, sendo este a dispensa mais criticada por torcedores. Vale ressaltar que os atletas da NBA, Raulzinho Neto, Gui Santos e Bruno Caboclo pediram dispensas da seleção. O Brasil esta definido assim:
Armadores: Yago Mateus (Ratio Ulm, da Alemanha), Marcelinho Huertas (Tenerife, da Espanha) e Rafa Luz (Andorra, da Espanha).
Alas/armadores: Georginho (Sesi Franca) e Vitor Benite (Gran Canária, da Espanha).
Alas: Didi Louzada e Léo Mendl (Urban Transylvania, da Romênia).
Alas/pivôs: Rafa Mineiro (Flamengo) e Lucas Dias (Sesi Franca).
Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca), Augusto Lima (Unicaja Málaga, da Espanha) e Cristiano Felício (Granada, da Espanha).
“Estamos muito felizes, com a recepção e com o clima da cidade. Fomos muito bem recebidos em Jaraguá do Sul e muito bem recebidos aqui em Recife também. Estamos juntos há semanas, trabalhando, e temos consciência da importância da AmeriCup. Vejo o time pronto para o torneio, que será muito equilibrado“, disse o técnico Gustavo De Conti.
- Jogos do Brasil (todos com transmissão do SporTV 2):
Sexta, 2 de setembro
– Brasil x Canadá (20h10)
Sábado, 3 de setembro
– Brasil x Colômbia (20h10)
Segunda, 5 de setembro
– Brasil x Uruguai (20h10)