Começou a Férias Cup. Confira os resultados da primeira rodada da competição
Campanha do atual rebaixamento do Batatais foi pior do que o descenso em 2018
O Batatais futebol clube teve nesta temporada uma de suas piores campanhas de sua história no Campeonato Paulista de 2021, feito este que acabou ocasionando no rebaixamento direto da equipe para a Quarta divisão do futebol Paulista para o próximo ano, a famosa ‘Bezinha’. A equipe conseguiu apenas uma vitória na competição deste ano somando um total de apenas 9 pontos em 15 jogos, e só não foi pior do que o Penapolense, que ficou na lanterna na competição com apenas 7 pontos e não conseguiu nenhuma vitória no campeonato. E com esta campanha, o Batatais fez seu pior campeonato nas eras das divisões acima do paulista, desde que subiu da 4° divisão para a Série A3 e disputando também a série A2, de 2014 à 2018.
A campanha atual superou a má campanha feita pela equipe em 2018, quando sofreu seu primeiro rebaixamento, desde 2008, quando havia voltado à elite do futebol paulista. Naquele ano, o Batatais fez a pior campanha da competição, terminando na lanterna do campeonato, na 16° colocação e sofreu o descenso da Série A2 para a Série A3. Mas, mesmo ficando na última colocação daquele ano, a campanha da equipe em 2021 superou a de 2018, mesmo tendo terminado uma posição à cima, na 15° colocação. Em 2018, na campanha do descendo da Série A2, o Batatais terminou a competição com 10 pontos ganhos, um à cima da campanha deste ano. A equipe ainda havia conseguido uma vitória à mais, somando em quinze partidas, 2 vitórias, 9 derrotas e 4 empates. A equipe ainda teve um total de 13 gols marcados contra 23 sofridos, tendo um saldo negativo de menos 10. Todos números um pouco melhor do que à campanha deste ano.
No Paulista atual, o Batatais teve apenas um resultado positivo, que foi exatamente na retomada da competição, onde a equipe bateu de virada o Nacional (equipe que se classificou à próxima fase com a oitava melhor campanha), por 4 a 2 em seu estádio, Dr. Oswaldo Scatena. Na campanha de 2018 a equipe conseguiu dois resultados positivos. Além disso, o Fantasma ainda terminou com 8 derrotas (uma à menos) e mais 6 empates (dois à mais), terminando com um total de 9 pontos ganhos, um pontinho a menos do que a campanha comparativa.
Nos saldo de gols a equipe atual também superou a equipe de 2018. Foram 11 gols marcados, sendo dois à menos, contra 25 sofridos, sendo dois gols a mais. No saldo, a equipe da temporada teve um saldo negativo de menos 14 gols, sendo quatro à mais do que a outra campanha.
A unica questão em que ambas as campanhas se assemelharam foram no fator casa. Nos jogos em casa, tanto na campanha de 2018, quanto desta temporada, o fantasma teve o mesmo desempenho ruim, somando 5 derrotas, 2 empates e apenas uma vitória, em oito partidas disputadas no estádio do Scatenão, que inclusive teve sua volta a receber as partidas na atual temporada, já que o estádio esteve suspenso pela Federação na temporada de 2020.
De qualquer forma, o Fantasma apresentou um péssimo rendimento na temporada, perdeu pontos em casa, e deixou resultados escapar quando fazia boas partidas, como contra Capivariano, Votuporanguense, e até mesmo Noroeste, que avançou como melhor campanha. Agora com o rebaixamento, a equipe voltará a jogar a Bezinha depois de treze temporadas, e terá de começar um trabalho do zero, e com os pés no chão. Talvez o descenso seja um alerta para que repense o modo de se pensar futebol no clube, que vem sofrendo com sua politica e más gestões, já há vários anos. Que sirva como um alerta para quem for presidir a equipe nas próximas temporadas, já que é ano de eleições no clube, pois se a postura de gestão não mudar, infelizmente o clube pode não sobreviver até o final da década, já que o mundo do futebol também vem se modernizando fora de campo. O Portal deseja toda sorte do mundo ao Fantasma da Mogiana.