Brasil x Argentina: duelos em finais, curiosidades e principais destaques da decisão da Copa América

 Brasil x Argentina: duelos em finais, curiosidades e principais destaques da decisão da Copa América

Para quem criticou e estava deixando a Copa América de lado e dando mais valor e atenção à Eurocopa, agora o jogo virou e as grandes atenções estarão voltadas mais para a competição sul-americanas. Isso porque a Argentina eliminou nos pênaltis a seleção colombiana e esta na final da Copa América. Dessa forma, teremos um Brasil e Argentina decidindo a competição, e no Maracanã. Não entraremos no mérito aqui de qual final será maior ou melhor, mas, isso muda totalmente o patamar da competição, que começou desvalorizada por todos, devido aos conflitos políticos e pelo momento da pandemia que o continente atravessa. Se não bastasse isso, ainda teria o fator da qualidade com os jogos e a comparação inevitável com os da Euro, pois ambas acontecem simultaneamente. Mas agora com uma decisão entre Brasil e Argentina muda totalmente o jogo e passa a valorizar a competição, que terá no sábado (10), a maior rivalidade entre seleções, em um dos maiores estádios do futebol e com Neymar de um lado e, Lionel Messi do outro. Isso muda tudo.

Nosso portal listou aqui as principais características que esquentam esta decisão, além claro da rivalidade entre as seleções, confiram:

  • Última final de Copa América:

Brasil e Argentina voltam a decidir a competição 14 anos depois. A última final entre elas na Copa América foi na decisão de 2007, quando decidiram, na época, pela segunda edição consecutiva a Copa. E deu Brasil. A seleção que era comandada por Dunga e teve Robinho como seu principal nome, já que foi o artilheiro e melhor jogador da competição, venceu por 3 a 0 os hermanos na grande final, com gols de Julio Baptista, logo no inicio, Daniel Alves e Ayala, que marcou contra. Com a vitoria, a seleção chegava a sua oitava conquista.

Além de Robinho, o Brasil também contava com Elano, Diego, Juan, Maicon, Dani Alves, Julio Baptista e Vagner Love. Já a Argentina era até mesmo a favorita a vencer a final, tendo Messi, Tevez, Riquelme, Veron, Cambiasso, Crespo em seu elenco. Mas deu Brasil.

  • Bi-campeão seguido em cima dos rivais:

A decisão vencida em 2007 foi a segunda edição seguida pelo Brasil, pois a seleção brasileira já havia vencido os argentinos na edição anterior, em 2004, no jogo em que Adriano, o “Imperador” foi o grande nome daquela edição, empatando o jogo no último minuto (2 a 2), o Brasil venceu nos pênaltis (4 a 2).

  • Vantagem brasileira em finais de Copa América:

Em finais pela competição, o Brasil leva vantagem. Em três decisões disputadas pelas equipes, a seleção venceu por duas oportunidades (2004 e 2007), em quanto os hermanos venceram apenas uma vez a seleção brasileira. E foi na edição de 1937, quando os Argentinos venceram o Brasil por 2 a 0.

  • Finais entre Brasil e Argentina:

Se colocarmos números totais em que as duas seleções decidiram títulos, contando Copa América, Copa das Confederações e Super Clássicos das Américas, a vantagem brasileira aumenta. Em 18 decisões, o Brasil venceu 13 contra apenas cinco triunfos dos argentinos. Só neste século, ambas as seleções já decidiram 6 competições, e o Brasil venceu todos. Foram as duas finais de Copa América (2004 e 2007), a final da Copa das Confederações (2005) e mais três decisões do Super Clássico das Américas (2011, 2012 e 2014). Está sera a sétima decisão entre Brasil e Argentina no século, mas será a primeira na década.

  • Tabu argentino sem conquistas:

Além da de tentar quebrar este tabu contra a seleção brasileira, os argentinos vem para sua quarta final de Copa América tentando quebrar um longo jejum histórico sem conquistas. Se não contar a conquista do Ouro das Olimpíadas de Pequim em 2008 (onde a seleção inclusive venceu seu único duelo decisivo no século contra o Brasil, eliminando a seleção na Semifinal), A Argentina não vence uma competição, de grande nível, há 27 nos, e tentará quebrar este longo tabu e justamente contra um Brasil e no Maracanã.

Além das quatro finais de Copa Américas perdidas, os hermnaos ainda tiveram a grande chance de quebrar o tabu em 2014, onde chegaram na grande final da Copa do Mundo, mas foram derrotados pela Alemanha (1 a 0), justamente no Maracanã, palco da final deste sábado.

  • Lionel Messi em busca de seu primeiro título:

Quer mais um grande fator que esta em jogo para os hermanos neste sábado? Lionel Messi, ditos por alguns como o maior jogador da história do país, o grande craque tenta ainda conquistar seu primeiro grande título com a seleção argentina. Messi venceu apenas as Olimpíadas com a seleção, mas tenta um grande título e justamente o qual tiraria os argentinos da fila de mais de 20 anos sem conquistas. E oportunidades não faltou para o seis vezes bola de ouro. Messi esteve em todas as decisões em que a seleção chegou no século, mas acabou sendo derrotada em todas as quatro finais.

  • Neymar no Maracanã:

Mas se os hermanos tem Messi, o Brasil tem Neymar. Com 2 gols e 4 assistências até aqui na competição, o craque brasileiro tem ótimo retrospecto no Maracanã. Em 5 jogos no estádio, o craque tem 3 vitórias e 2 empates (nenhuma derrota). O atacante marcou ao todo 4 gols e deu uma assistência. E o principal fator, Neymar tem, no estádio, dois títulos com o Brasil. Ele conquistou a Copa das Confederações. em 2013, diante da Espanha (3 a 0), marcando um dos gols e, teve ainda a conquista inédita do Ouro Olímpico nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, diante da Alemanha, no empate em 1 a 1, com gol de falta do craque, e a seleção venceu nos pênaltis, com direito a Neymar batendo a última cobrança sacramentando a conquista para o Brasil.

Nas decisões no estádio, Ney inclusive marcou gol em todas as finais que disputou no Maracanã e o Brasil venceu, e o craque conta com este bom retrospecto para a final de sábado para manter sua invencibilidade e bom retrospecto no estádio e sair de la com mais uma conquista. O craque brasileiro inclusive queria os argentinos na final.

  • Neymar e Messi na final:

Por último e um dos maiores fatores da grandeza desta final, este será o segundo encontro de Neymar e Messi em decisões pelas seleções, mas, será a primeira vez em que os craques irão se enfrentar em uma grande competição, valendo um título de maior expressão. Antes, os craques duelaram na final do Super Clássico de 2014, e deu Brasil (2 a 0). Ao todo, Messi e Neymar duelaram por duas finais, tendo uma vitória para cada lado. Messi venceu na final do Mundial de clubes de 2011, quando o Barcelona venceu o Santos, enquanto Neymar venceu o Super Clássico das Américas de 2014.

  • Títulos:

Os Argentinos levam vantagem em cima dos brasileiros no número total de conquistas. Com 14 títulos, os hermanos tentarão sua 15° taça de Copa América par igualar justamente o Uruguai, maior campeão da Copa. Já o Brasil tenatra o Bi-campeonato para chegar a sua décima conquista. Brasil tem 9 títulos na competição.

Pois é, elementos para esta grande decisão é o que não faltam. A grande final acontece neste sábado, dia 10, as 21 horas, no horário de Brasilia no estádio do Maracanã e tem transmissão ao vivo pelo SBT e, TV aberta e na ESPN Brasil, na TV paga. Façam suas apostas

Apoio: TJ Burguer

Apoio: Slow Bar

Post relacionado