Brasil vira e vence Polônia na final da Liga das Nações e conquista o título Inédito

 Brasil vira e vence Polônia na final da Liga das Nações e conquista o título Inédito

Em um jogaço, digno de uma final entre Brasil e Polônia, ambas as seleções que lideram o ranking mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei venceu de virada, por 3 sets a 1 a seleção polonesa na grande decisão da Liga das Nações de Vôlei e ficou com o título inédito da competição, justamente no dia em que é comemorado no país o ‘Dia Nacional do Vôlei’. A seleção até saiu atras, mas em grande atuação coletiva, e principalmente de Wallace, maior pontuador da partida com 22 acertos e eleito o melhor ponteiro e MVP (ao lado de Kurek), o Brasil conseguiu ter calma para virar a partida em 3 a 1 (22/25, 25/23, 25/16 e 25/14) e ficar com o título da competição, que foi disputada em Rimini, na Itália e terminou neste domingo.

O titulo coroou a bela campanha da seleção, que foi comandada por Carlos Schwanke, substituindo Renan Dal Zotto, que se recuperava de Covid, e que recebeu criticas dos torcedores no inicio da competição. O Brasil teve um total de 15 vitórias e apenas duas derrotas, ao longo da competição, sofridas na primeira fase para França (equipe que o Brasil eliminou nas Semifinais), e Russia. Esta foi a primeira final entre Brasil e Polônia na competição. Nas últimas duas competições o Brasil havia terminado na 4° colocação.

Com o título o Brasil fez história e é agora a unica seleção a vencer todos os seis principais competições do Voleibol, sendo: Olimpíadas, Liga das Nações, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Liga Mundial e Copa dos Campeões. Agora o foco será os Jogos Olímpicos de Tóquio, que tem inicio no dia 22 de Julho e vai até 8 de agosto. O Brasil é o atual campeão olímpico e vai em busca de uma nova medalha dourada e chega até como o favorito para a competição.

O Brasil ainda foi destaque no ‘Dream Team‘ da competição com quatro atletas na equipe ideal da competição no masculino, sendo eles: Leal, Mauricio Souza, Thales e Wallace, que também foi o MVP da competição, ao lado de Kurek. Kubiak, Bieniek e Dryzyga completam o time ideal da Liga.

E teve dobradinha brasileira na competição, já que a seleção feminina do Brasil também chegaram a decisão, mas acabaram derrotadas para a seleção americana, por 3 setes a 1, e ficou com a medalha de Bronze na competição.

  • O Jogo:

Carlos Schwanke manteve a base titular e colocou o seguinte time em quadra: Bruninho, Wallace, Leal, Lucarelli, Maurício Souza, Lucão e Thales. O começo do jogo foi bastante equilibrado, com pancadaria dos dois lados. Ainda que por pouca diferença, a Polônia conseguia se manter à frente do placar, forçando a seleção a buscar mais jogo. Os brasileiros empataram em 16 a 16 e, depois disso, os times passaram a trocar pontos. No final da parcial, entretanto, os poloneses conseguiram vantagem importante e não desperdiçaram o set point para abrir 1 a 0.

O Brasil voltou melhor para o segundo set, com saque e bloqueio muito bem encaixados. A Polônia, no entanto, começou a reagir e buscou o empate em 9 a 9. A seleção brasileira conseguia se manter à frente, mas sem abrir vantagem confortável, deixando os poloneses vivos no jogo. Na metade final da parcial, o Brasil aproveitou uma desestabilizada dos adversários para abrir cinco de frente, vantagem importante naquele momento. Mas, como uma verdadeira final, os poloneses chegaram a empatar novamente, mas a seleção logo se recuperou, chegou ao set point e empatou a partida em erro de saque de Leon.

O terceiro set começou igualmente equilibrado, com os times muito bem em quadra. O Brasil, no entanto, conseguia se manter na frente, graças a atuações brilhantes de Leal e Wallace, no ataque, e aos levantamentos de Bruninho. Assim como no segundo set, a seleção brasileira conseguiu abrir diferença importante na metade final da parcial. Desta vez, porém, o Brasil segurou a vantagem, sem deixar a Polônia reagir, e chegou ao set point com mais tranqüilidade para virar o jogo.

Mais uma vez, o quarto set começou equilibrado, com belos pontos de ambos os lados. Mas, o Brasil queria muito o título inédito e mostrou isso em quadra. Com Lucarelli e Wallace perfeitos na partida, a seleção foi construindo a vantagem no marcador, num jogo digno de final. A Polônia sentiu o baque e não conseguia reagir em quadra. Com isso, o Brasil foi abrindo vantagem e encaminhou o título.

Apoio: Pizzaria Mogiana

Apoio: Nutricionista Brenda Lazzotti

Post relacionado