Batatais Campeão do Paulista da Série A2 de 1945. Entenda o caso

 Batatais Campeão do Paulista da Série A2 de 1945. Entenda o caso

Em um ano marcado por um novo descenso do Batatais FC, após péssima campanha no Paulista da Série A3 deste ano, o rebaixando novamente para a “Bezinha”, cinco dias depois de seu aniversário de 102 anos de existência, o torcedor do Fantasma da Mogiana e o clube tiveram motivos para comemorar. Isso porque, ao apagar das luzes da noite de quinta-feira (23), a FPF (Federação Paulista de Futebol), reconheceu o Fantasma como Campeão Paulista da Série A2 de 1945. Mas muitos se perguntam “Como?”, pois a competição ainda não existia em tal data?

Pois o que aconteceu foi que, a Federação realizou na quinta-feira, uma atualização da história do futebol, realizando a Homologação de 26 títulos obtidos por quinze equipes para o Paulista da Série A2, entre os anos de 1918 à 1945. Isso porque a entidade Paulista lançou seu novo livro, ‘125 Anos de História – A Enciclopédia do Futebol Paulista‘, considerado a “Bíblia” do futebol estadual, e nele foram atualizados diversas conquistas, não só apenas para o futebol masculino, como também para o feminino. Ao todo foram 104 homologações feitas pela entidade para atualização em seu livro incluindo até mesmo equipes já extintas no futebol.

O Batatais já era o campeão do ‘Campeonato de Futebol do Interior FPF‘, em 1945, que na época, como não existia a Série A2, era este o título máximo que uma equipe fora do eixo da Capital poderia conquistar, e o Fantasma se sagrou campeão da competição paulista. O que fez a Federação foi, reconhecer esta conquista como a atual segunda competição paulista mais valiosa.

Na homologação, além do Campeonato de Futebol do Interior, conquistado em tal data pelo Batatais, a Federação reconheceu também como conquistas para o Paulista da Série A2 as competições: Campeonato do Interior APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), Campeonato do Interior LAF (Liga dos Amadores do Futebol), 1° Divisão APEA, Divisão Santista APEA e a Divisão do Interior LAF.

Apoio: Horta do Gilberto

O procedimento realizado pela Federação Paulista foi semelhante ao que fez CBF em 2010, quando a entidade reconheceu competições nacionais dos anos 60, como a ‘Taça Brasil‘ e o ‘Robertão‘, principais competições nacionais da época como o Campeonato Brasileiro, e reconheceu Santos e Palmeiras, principais campeões das competições, como títulos do Brasileirão, que só veio a existir a partir de 1971.

Com o reconhecimento, o Batatais passa a ter agora em seu currículo o título da Série A2 de 1945, e depois de ficar no quase, em 2016, o clube pode gritar ‘É Campeão’ da competição.

Além do Batatais, equipes como Taubaté e Portuguesa Santistas, também tiveram suas conquistas reconhecidas e foram os que saíram com mais títulos, sendo quatro títulos ao Taubaté (1918, 1926, 1928 e 1942), e três a Portuguesa (Tri-campeão em 1932, 33 e 34). Amparo, Guarani, Paulista, Ponte Preta, Rio Branco e Rio Claro se sagraram com dois títulos homologados, e, Botafogo, Juventus, Noroeste, Velo Clube, XV de Piracicaba ficaram também com uma conquista, ao lado do Batatais.

O clube só volta a ter atividades na equipe profissional em 2022, quando estreará pelo Campeonato Paulista da 2° divisão, a ‘Bezinha’, mas tem este feito como uma grande noticia para a história do clube para fechar o ano de 2021 e iniciar o próximo ano com este grande feito. Atualmente o clube tem tido atividades nas categorias de base, no Sub-15 e no Sub-17, onde ambas disputam o Paulista das categorias e em ambas lidera a competição em suas Chaves até aqui, já as categorias do Sub-11 e Sub-13 esta em processo de remontagem para voltar a ter também atividades. O Clube terá Reginaldo Barbo, como presidente para o próximo ano.

Apoio: Real Supermercados

Post relacionado