Análise: Brasil domina o primeiro tempo, faz seu melhor jogo e avança as Quartas na Copa

 Análise: Brasil domina o primeiro tempo, faz seu melhor jogo e avança as Quartas na Copa

A seleção brasileira não deu mais sustos ou emoção aos seus torcedores nesta abertura do mata da Copa, e pela segunda fase, nas Oitavas de Final, a equipe de Tite não deu chances para a Coreia e aplicou a maior goleada das Oitavas e despachou o coreanos de volta para casa, em dó e sem piedade, dominando a partida e alcançando sua classificação já no primeiro tempo.

Com jogo dominante do começo ao fim, o Brasil bateu por goleada, por 4 a 1 a equipe da Coreia do Sul pelas Oitavas e avança para a próxima fase da Copa do Mundo, as Quartas de Final para encarar agora a equipe da Croácia.

O Brasil, diferente dos três primeiros jogos, não fez o seu torcedor sofrer e ficar com o grito de gol entalado na garganta na primeira etapa. Se a equipe não marcava no 1° tempo há 5 jogos em Copas, desde 2018, o tabu foi quebrado e com estilo, aplicando logo uma goleada com 4 gols no primeiro tempo.

E começou cedo, com Vinicius Jr. abrindo o marcador logo aos 6 minutos de jogo, e depois dali foi um massacre, com ampla dominância da seleção e que mostrou pela primeira vez a força de seu ataque, letal, e na hora certa nesta Copa, na segunda fase, onde não se pode errar, e como dissemos na análise anterior, na derrota diante de Camarões, pelo ataque que possui, o Brasil não podia seguir carregando placares sem gols para a etapa final e devia aproveitar as chances, e foi isso que o fez.

Foram 18 chances criadas, sendo mais que o dobro da Coréia (8), e 9 chances certas, concluindo quatro delas em gols, e com apenas 30 minutos de partida o Brasil já vencia por 3 a 0 e ali ja sacramentava sua vaga as Quartas.

O placar construído no primeiro tempo foi tão grande em Copas que se tornou a segunda maior vantagem construída na primeira etapa em uma Copa, atrás apenas do eterno ‘7 a 1’ da Alemanha na Copa de 2014, quando foi para o intervalo com 5 x 0, e igualou os 4 a 0 de Suécia e Hungria nas Copas de 1938.

E este feit deu total tranquilidade para a equipe de Tite, que voltou a segunda etapa jogando de maneira tranquila, só controlando a partida, mas em momentos parecia até sem vontade, pos podera ter aplicado facilmente a maior goleada da Copa. Até mesmo os que entraram como Martinelli e Rodrygo, não deram novas dinâmicas a equipe.

Faltou um pouco de vontade, sim, mas a equipe fez seu melhor jogo coletivo, com mais gols, melhores chances aproveitadas, e mostrou, na melhor hora até aqui o quão seu ataque pode ser letal e sua força, se mostrando ser sim a favorita ou uma das grandes favoritas neste mundial.

Falando também sobre a volta e Neymar, a como ele é importante nesta equipe. Chama a marcação, abre espaços para seus companheiros, e da muito mais dinâmicas as jogadas ofensivas. Brasil fez sua melhor partida ofensiva, e nem precisou de Neymar fazer uma daquelas partidas incrível, ele jogo simples em conjunto com seus companheiros, e foi o suficiente para que o ataque funcionasse bem, e calasse os críticos e jornalistas que disseram que a Coreia “assustava”.

Neymar marcou seu primeiro gol nesta Copa e foi eleito o melhor da partida.

Neymar marcou ainda seu primeiro gol nesta Copa, de pênalti, daquela maneira “nojenta”, só deslocando o goleiro, como estamos acostumados. Com seu gol, o craque chegou ao seu 7 gol em Copas do Mundo e se torou apenas o terceiro brasileiro à marcar em três Copas diferentes (2014, 2018 e 2022), igualando simplesmente Ronaldo Fenômeno e Pelé. O Rei ainda foi homenageado ao final da partida com uma faixa de apoio da equipe. e Neymar, em sua volta foi eleito ainda pela FIFA como o melhor da partida, sendo seu primeiro prêmio nesta Copa em apenas seu segundo jogo. Um pouco contestado na verdade, mas também merecido, pois todo o ataque jogou bem.

Um outro destaque foi a entrada do Goleiro Weverton na segunda etapa, sendo a segunda vez em Copas que o Brasil faz uma substituição de Goleiros (outra foi R. Ceni em 2006). Assim, Tite utilizou todos os seus 26 atletas nesta Copa, ganhando ainda mais o grupo e sendo o único que utilizou 100% do seu elenco com 4 jogos na Copa.

Agora o Brasil enfrentará a Croácia, que sofreu para passar do Japão nas penalidades, e já não é a mesma Croácia vice-campeão da última Copa, e vem tendo dificuldades em seus jogos, mas ainda assim é uma equipe que tem mais qualidade que a Coreia. Acredito que se jogar seu bom futebol e conseguir controlar o jogo, o Brasil não terá dificuldades e avança. O duelo que abrirá as Quartas será nesta sexta-feira, dia 9, as 12 horas (de Brasília). Boa sorte a nossa seleção e seguimos, rumo ao Hexa!

Apoio: Academia Arena Fitness

Post relacionado